quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quanto tempo conseguimos ficar acordados?




O número de horas que uma pessoa aguenta ficar sem dormir é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente. O Guinness Book, que registra recordes mundiais, não considera mais tentativas do gênero por acreditar que a prática é muito perigosa. O último recorde é do finlandês Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir. A proeza ficou no livro até 1989.

Segundo a doutora Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Associação Brasileira de Neurologia, não é preciso uma grande privação de sono para que o corpo comece a responder de forma negativa. Uma pessoa que costuma dormir 8 horas por noite quando dormir 6 horas já sentirá uma queda de rendimento ao longo do dia.

“O sono tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória”, explica Rosa. A especialista ainda ressalta que quando dormirmos o organismo produz hormônios e substâncias importantes para o corpo que só ocorrem neste momento de repouso. Além disso, o cérebro aproveita para fazer um “back-up” das coisas que aprendeu e percebeu durante o dia.

“Quem se priva do sono deixa de aproveitar o máximo de sua capacidade cognitiva”, alerta Rosa. De acordo com ela, mesmo a pessoa que permanece sem dormir por vários dias dá cochilos sem perceber e pode estar, na verdade, “dormindo acordada”.
fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário